Comissão Organizadora do EFOMV

É com grande orgulho que anuncio a toda a classe médico-veterinária a realização do 8º EFOMV, que terá lugar nos dias 14 e 15 de abril no Centro de Congressos de Lisboa.

Durante 2 dias, mais de mil colegas terão oportunidade de partilhar e adquirir novos conhecimentos nas diversas áreas desta abrangente profissão. Serão 2 dias intensos com cerca de 114 palestras e 70 comunicações científicas que envolvem 21 palestrantes estrangeiros todos diplomados e 40 palestrantes portugueses, dos quais também 5 diplomados, que abordarão temas que vão desde a clínica e cirurgia de animais de companhia e produção, inspeção e segurança alimentar, à gestão veterinária, etc.

Damos ainda grande relevância a temas transversais a toda a profissão como a comunicação, competências pessoais e bem-estar na profissão, ética e deontologia profissional e um tema que recentemente teve grande destaque infelizmente pelas piores razões, que é a medicina veterinária de catástrofes.

Diria que praticamente a maioria das áreas em que o médico veterinário é um ator principal estão contempladas neste 8º EFOMV.

Quisemos, mais uma vez, dar grande destaque a todas as organizações associativas da área de Medicina Veterinária legalmente constituídas que terão o seu espaço gratuito neste evento, de forma a poderem divulgar e trocar impressões com todos os colegas presentes neste encontro. São, pois, muito altas as nossas expectativas quanto à satisfação dos anseios de todos os colegas, cumprindo assim, um dos deveres da OMV que é o de proporcionar formação técnico-científica aos seus membros.

A OMV enquanto Associação Pública Profissional representante dos Médicos Veterinários deverá ter assim obrigação de os representar e ir de encontro das suas legítimas expectativas. Não esquecendo isso durante cerca de um ano e meio trabalhámos com afinco e dedicação para que este 8º EFOMV seja um sucesso.

Convidámos todos os estabelecimentos de ensino da Medicina Veterinária, representantes máximos do Ministério da Agricultura, assim como representantes de todos os partidos políticos de forma a que este encontro seja também uma possibilidade de chamarmos a atenção a quem de direito para os problemas, que são muitos e que sentimos no dia-a-dia da nossa profissão.

Não quero deixar de agradecer a todos os colegas que todos os dias contribuem para a dignificação da nossa classe e nos ajudam a construir um futuro melhor.

Desejo que no final deste encontro se sintam recompensados por nele terem participado.

O Bastonário

Jorge Cid

Mensagem da Comissão

Membros da Comissão

Jorge Manuel de Salter Cid Gonçalves

Bastonário OMV

Licenciado pela ESMV, atual FMV-UTL (1978). Exerceu as funções de Chefe de Clínica e Cirurgia de Animais de Companhia no Hospital Veterinário Militar durante 12 anos, pertencendo ao Quadro Permanente do Exército. Em 1980, torna-se Diretor Clínico na Clínica Veterinária de Queluz e mais tarde, da Clínica Veterinária da Infante Santo. Em 2002, fundou o Hospital Veterinário do Restelo, do qual é o Diretor Clínico até à data. Presidente da APMVEAC (1997-2002; 2012–2015). Foi Vice-Presidente do Conselho Profissional e Deontológico da OMV (2010-2012).

Jorge Miguel da Palma Flores Norte

Vice-Presidente do Conselho Diretivo

Licenciado pela FMV–UTL (1992), com estágio final de curso em Clínica e Cirurgia de Animais de Companhia. Desempenhou várias tarefas profissionais, entre as quais: médico veterinário técnico da DRAEDM, Inspecção Sanitária, Clínica de Espécies Pecuárias e Clínica de Animais de Companhia (1992-1994). Diretor de Unidade de Negócio na empresa Esteve Veterinaria que implementou em Portugal (1994–2015). Membro do Conselho Deontológico da Apifarma (2011-2015). Foi membro da Cesa/Apifarma, sendo atualmente membro da Apifarma Vet (2016). Foi membro da Direção e Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FMV-UTL, sendo atualmente Vice Presidente da mesma (2016). Enquanto aluno da FMV-UTL recebeu alguns prémios entre os quais o “Prémio José Maria Teixeira” atribuído pela Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias. Foi representante dos alunos no Conselho Consultivo, Conselho Diretivo da FMV-UTL e Associação Académica de Lisboa. Foi membro da Direção e Presidente da Associação de Estudantes da FMV-UTL. Atualmente é Diretor Geral e Diretor Técnico na empresa Belphar (ECUPHAR Portugal).

Sónia Margarida Rodrigues Miranda

Tesoureiro do Conselho Diretivo

Licenciada pela UTAD (1998). Iniciou atividade profissional em 1998 como médica veterinária em clínica e cirurgia de animais de companhia na Clinica Veterinária das Nogueiras (Coimbra) e na Clínica Veterinária Planeta Animal (Aveiro). Em 2001 fundou a Clinica Veterinária da Mourisca, presentemente Hospital Veterinário do Baixo Vouga, sendo desde o início a sua Diretora Clínica e responsável pelas áreas de cirurgia de tecidos moles, consulta de reprodução e gastroenterologia. Docente convidada da EUVG desde 2008 nas unidades curriculares de Reprodução Animal e Biotecnologias Reprodutivas.

Pedro Luís Andrade Soares Gomes Fabrica

Secretário do Conselho Diretivo

George Thomas Stilwell

Joana Boaventura Santos de Ornelas Afonso

Francisco Nuno da Câmara Teves