Comissão Científica do EFOMV

FELISBINA QUEIROGA - Presidente da Comissão Científica

Professora Associada com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) onde leciona maioritariamente Medicina Interna de Animais de Companhia e Oncologia. Licenciada em Medicina Veterinária pela UTAD em 1994 e Mestre em Oncologia pelo ICBAS em 2001, completou o Doutoramento na UTAD em 2005 e as provas de Agregação em 2010.

Entre 2007 e 2010 exerceu o cargo de Diretora Clínica do Serviço de Pequenos animais do HVUTAD. Entre 2011 e 2013, exerceu o cargo de Diretora do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária também na UTAD, tendo presidido à Comissão para a Avaliação Externa pela European Association of Establishments for Veterinary Education.

Incorporou a 1ª Comissão de Biossegurança da UTAD em 2013. Entre 2013-2017 integrou o Conselho Cientifico da ECAV com participação em várias comissões de trabalho, destacando-se a Comissão de Gestão do Sistema Interno de Qualidade da UTAD. Desde 2016 é membro da Assembleia Geral da OMV.

Autora de mais de 50 artigos e capítulos de livros publicados em jornais do SCI e numerosas apresentações científicas por convite, em congressos da especialidade Nacionais e Internacionais. Tem desenvolvido intensa atividade como Revisora e Editora Associada em jornais científicos do SCI. No seu percurso académico, recebeu ainda vários Prémios de Mérito Científico, destacando-se os atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias em 2002 e pela Sociedade Portuguesa de Senologia em 2012.

JOEL FERRAZ

Licenciatura em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas – Abel Salazar (ICBAS) – UP, em 2002. Trabalhos no Parque Nacional da Peneda Gerês (2002 e 2003) – Banco de Tecidos de Vertebrados Selvagens e Centro de Recuperação de Aves. Clínica de Animais Exóticos, desde 2002. Mestrado em Bioética – “Animais Selvagens de Estimação e Ética Veterinária” – pela FMUP-UP, em 2009. Colaboração na docência do curso de Medicina Veterinária no ICBAS-UP desde 2007. Direcção clínica do Centro Veterinário de Exóticos do Porto (CVEP), desde 2009. Organização do I e II Congresso do CVEP, 2011/2012. Médico veterinário responsável no Sea Life – Porto, desde 2013.

LÉNIO RIBEIRO

Professor Auxiliar convidado na Universidade Lusófona na disciplina de Patologia cirúrgica II e Farmacologia.

Actualmente responsável pelo serviço de anestesia, emergências e cuidados intensivos do Centro Hospitalar Veterinário.

Doutorado pela Universidade de Leon, Espanha, em monitorização da profundidade anestésica no cão.

Publicou artigos na área da anestesia em revistas internacionais.

Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 1999.

MANUEL FERREIRA JOAQUIM

Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de lisboa (1996). Em 2011 completou Programa Avançado de Gestão de Empresas de Pecuária na Católica – Lisbon School of Business & Economics. Em 2012 foi nomeado diretor honorário da Sociedade Científica de Suinicultura.

Após a licenciatura trabalhou como Médico Veterinário na Agrupmonti com responsabilidades clínica, nutricional e de medicina das produções nos departamentos de Suinicultura e bovinicultura. Desde 2001 trabalha como consultor independente, tendo fundado a Sustaurusvet Lda em 2011, empresa que se dedica ao assessoramento nas áreas de clínica de campo (suínos e bovinos), medicina da produção, instalações, maneio, fábricas de ração, indústria farmacêutica.

Colabora com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar na prestação de apoio na docência das aulas práticas de suinicultura intensiva.

Membro da comissão instaladora do Plano de Ação Nacional para a Redução do Uso de Antibióticos em Animais (PANRUAA) coordenado pela DGAV.

Membro da Comissão de Acompanhamento do Plano de Controlo e Erradicação da Doença de Aujesky (PCEDA) coordenado pela DGAV.

Desempenhou vários cargos associativos.

Autor e co-autor de diversos artigos e comunicações científicas.

MANUEL MAGALHÃES-SANT’ANA

Manuel Magalhães Sant’Ana é especialista em Bem-Estar Animal pelo Colégio Europeu de Bem-Estar Animal e Medicina do Comportamento e investigador em ética veterinária pelo CIISA, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa. Pela Universidade do Porto concluiu licenciatura em medicina veterinária (2001), mestrado em bioética (2008) e doutoramento no ensino da ética veterinária (2014). Fez parte do grupo de trabalho FVE/EAEVE que desenvolveu as competências de Dia 1 para o ensino do bem-estar animal em medicina veterinária na Europa (2012-13). Foi Newman Fellow in Veterinary Ethics, pela Escola de Medicina Veterinária, University College Dublin, Irlanda (2014-15). É actualmente Vice-Presidente do Conselho Profissional e Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinários e responsável pelo projecto de investigação VÉTICA-2022 – uma abordagem estruturada para descrever e abordar os desafios éticos da profissão veterinária em Portugal.

ROSA LINO NETO

Licenciada em Medicina Veterinária e Mestre em Produção Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, e Doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.

Atualmente é Investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). É a responsável pelo Laboratório de Embriologia do INIAV e pela Equipa de Colheita e Produção de Embriões, licenciada pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (código PT0305TEPIV). Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Reprodução Animal.

Áreas de Investigação: técnicas de reprodução assistida, nomeadamente de produção de embriões de diferentes espécies, criopreservação de tecido ovárico, gâmetas e embriões e na identificação/resolução de fatores determinantes para a fertilidade/infertilidade, tanto em projetos de investigação como na conservação dos recursos genéticos animais.

SUSANA POMBO

Licenciada pela UTAD em 1998 com média final de 15 valores, detém ainda uma pós-graduação obtida em 2003 no INA em Gestão Pública. Em 2014 terminou o mestrado integrado em medicina veterinária no âmbito da Comunicação de Risco – “Estudo de Caso: Análise de risco de dioxinas em produtos avícolas”, com nota final de 17 valores. Iniciou carreira em 1998, como inspetora sanitária, exercendo também funções como médica veterinária executora no Agrupamento de Defesa Sanitária Bairro e Serra, situado em Alcanede, de 1999 a 2004. Exerceu várias funções de responsabilidade nos serviços veterinários oficiais, destacando-se: Chefia da Divisão de Intervenção Veterinária do Ribatejo, na DRARO (2006-2007); Chefia da Divisão de Identificação Animal, Registo e Licenciamento de Explorações, na DGV (2008-2009); Diretora Geral na DGV (2010-2011). Desde 2011 que está reconhecida pela OIE como perita internacional a participar em missões para avaliação dos serviços veterinários oficiais dos países membros da OIE, através da utilização da ferramenta PVS. Desde 2012 que é Diretora de Serviços na Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região de Lisboa e Vale do Tejo, na DGAV.

LUÍS MIGUEL ATAYDE

Inscrevi-me na OMV em 1998 após ter concluído a licenciatura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Ao longo dos anos realizei vários estágios em Portugal e no estrangeiro, na área de clínica, cirurgia e reprodução de equinos.

Desde 1998 que trabalho como veterinário de equinos. No ano de 2001 entrei para o corpo docente do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, onde desempenho funções de Professor Auxiliar no Departamento de Clinicas Veterinárias.

Desde de 2012 que sou membro da direção da Associação de Médicos Veterinários de Equinos.

Em 2008 concluí as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no Instituto de Ciência biomédicas Abel Salazar, com o título – “Características do ciclo reprodutivo da égua no norte de Portugal – Trabalho de síntese” / “Diagnóstico e seguimento da gestação em equinos – relatório de uma aula prática”.

Em 2014 conclui Doutoramento em Ciências Veterinárias no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, com o título – “Substitutos Ósseos Para Regeneração do Tecido Ósseo: Estudos In Vivo e Futuras Aplicações Clínicas Em Medicina Veterinária”.

Autor de várias publicações em revistas nacionais e internacionais.

LISA MESTRINHO

Licenciatura em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, Especialista Universitário em Odontologia e Cirurgia Maxilo-Facial Veterinárias pela Universidad Complutense de Madrid, Mestrado em Oncologia, na especialidade de Oncologia Molecular, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, European Master of Small Animal Veterinary Medicine in Dentistry pela Université du Luxembourg e Doutoramento em Ciências Veterinárias, na especialidade de Clínica, pela Universidade de Lisboa. Fellow da Academy of Veterinary Dentistry. Dedica-se, desde 2003, à clínica de animais de companhia, em particular à cirurgia geral, cirurgia oncológica, cirurgia reconstrutiva, cirurgia da cabeça e do pescoço, e estomatologia. É, desde 2014, professora auxiliar convidada da FMV-ULisboa, investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal e membro do corpo clínico do Hospital Escolar Veterinário da mesma Faculdade. Integra também o corpo clínico da Clínica Veterinária ANIAID, onde é responsável pelas áreas de Cirurgia geral e oncológica e Estomatologia. É presidente da APMVEACpast-president da European Veterinary Dental Society membro eleito da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Veterinários e membro do Royal College of Veterinary Surgeons.

LUÍS PINHO

Licenciado em Medicina Veterinária em 2003 pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) e doutorado em Ciências Veterinárias em 2012 pela mesma instituição. É membro do corpo clínico e consultor na área da Qualidade de Leite na SVAExpleite, Ldª desde 2003. É Professor Auxiliar Convidado no departamento de Clínicas Veterinárias do ICBAS-UP e na Faculdade de Ciências- UP. Desde 2011 é Presidente do Conselho Português da Saúde do Úbere.

MIGUEL FONTES

Responsável pela sanidade avícola dos núcleos de reprodução, na Empresa Ovo D`Ouro (Grupo Valouro).

Participou como congressista em vários congressos internacionais de referência na área da avicultura, a nível mundial.

Vogal- arguente em tese de Mestrado na Universidade de Évora.

Co-autor de vários artigos na área da Avicultura em revistas internacionais.

Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no ano de 2001.

NUNO SANTOS

Licenciatura em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa em 1997, mestrado em Saúde Pública Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa e doutoramento em Ciências da Saúde pela Universidade do Minho. Diplomado pelo European College of Zoological Medicine, Wildlife Population Health. Trabalha desde 1997 em medicina zoológica, tendo 18 artigos científicos publicados em revistas internacionais nesta área. Autor de capítulos de livros sobre conservação de aves necrófagas, epidemiologia de tuberculose e diagnóstico molecular de doenças infeciosas em fauna selvagem. Atualmente é investigador no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.

RICARDO ROMÃO

Licenciatura em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária (FMV-UTL) em 1998. Mestrado em Produção Animal FMV/ISA – UTL em 2003. Doutoramento em Ciências Veterinárias pela Universidade de Évora em 2015.

Membro 2135 da Ordem dos Médicos Veterinários, desde 1998, com atividade em clínica e cirurgia de animais de companhia, espécies pecuárias e equinos.

Desde 1999 docente na Universidade de Évora, sendo atualmente professor auxiliar, lecionando nas Áreas de Anatomia, Exognósia, Cirurgia, Reprodução e Obstetrícia.

Colaborador no Hospital Veterinário da Universidade de Évora no serviço de cirurgia de animais de companhia e de equinos e também no Hospital Veterinário da Coudelaria de Alter.

RODOLFO OLIVEIRA LEAL

Graduado pela Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade Técnica de Lisboa com o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária em 2008. Realizou um internato geral no Centre Hospitalier Vétérinaire Fregis (Paris), um dos maiores centros de referência de França, em 2008/2009. De volta a Portugal, entre 2009 e 2013, fez um doutoramento no CIISA/FMV-ULisboa no âmbito da imunologia felina. Paralelamente à investigação, manteve actividade clínica no hospital escolar da FMV nas áreas de medicina interna e, nomeadamente, nas consultas de endocrinologia. Entre Janeiro de 2014 e Dezembro de 2016, voltou ao CHV Fregis (Paris) e completou uma residência em Medicina Interna do European College of Veterinary Internal Medicine (ECVIM). Obteve o grau de especialista europeu em Medicina Interna pelo ECVIM-CA em Março de 2017. Desde Abril de 2017, integra o serviço de Medicina Interna do Hospital Escolar da FMV-ULisboa dedicando-se sobretudo à medicina de referência e endoscopia. Colabora como consultor científico de medicina interna em vários laboratórios, hospitais nacionais e da plataforma internacional VIN – Veterinary Information Network.